5 dicas para abrir uma franquia sem complicações

Com menos dores de cabeça e mais segurança, redes de franquias seguem em expansão no Brasil

Abrir mão do emprego com carteira assinada para ser dono da própria empresa é um sonho que muitos brasileiros deixam pra trás quando pensam nas dificuldades em começar tudo do zero. Mas será que existe solução para isso?

Sim! Muitos investidores encontraram no sistema de franquias, que está em alta no Brasil, uma forma de abrir uma empresa sem grandes dores de cabeça. A facilidade está justamente em ter o próprio negócio, mas com o respaldo de uma marca já conhecida e produtos e serviços bem planejados.

Nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento de decisão:

Franquia ideal

Com o sucesso do franchising brasileiro, mais e mais empresas surgem com essa modalidade de expansão. Isso significa que existem franquias em diversos segmentos e para todos os perfis de empreendedores. A principal dica é ter afinidade com o segmento escolhido.

Relação com o risco

Franquias são mais seguras por contar com modelos prontos de operação, isso facilita a gestão do negócio. De acordo com o Sebrae, somente 15% das franquias fecham nos primeiros cinco anos. O índice de empresas tradicionais que fecham nas mesmas condições é de 80%.

Qual é o investimento

Os custos para abrir uma franquia são variáveis e cada rede adota um padrão. Com a democratização do mercado de franquias é possível encontrar opções de micro franquias com investimento abaixo dos R$ 80 mil. As mais caras ultrapassam os R$ 5 milhões.

Antes de assinar o contrato

Analise o documento de forma criteriosa – de preferência com o auxílio de um advogado – e tome conhecimento das obrigações das duas partes. Só assine se realmente estiver disposto a seguir os padrões impostos pela rede e cumprir com todas as obrigações legais.

Franquia aberta

Lembre-se que de nada adianta a segurança e as facilidades de ter uma franquia sem ação. Prepare-se para trabalhar muito e fazer bons negócios. Boa sorte!

TENHO INTERESSE


Um comentário
  1. Responder Antonio Jose 14 de dezembro de 2016 de 19:20

    Leio sempre os mesmos artigos as vezes,só para aprender mais e mais… Franquias são realmente um ótimo negócio.

deixe uma resposta