Maurício Galhardo- Gerstao da franqueadora

Dicas para melhorar a gestão do seu negócio

O Franquias Já conversou com o especialista em franchising e varejo Maurício Galhardo – sócio-diretor financeiro Praxis Business – e selecionou algumas dicas, que se colocadas em prática, ajudam a melhorar a gestão do seu negócio.  

Muitas vezes,  a ansiedade ou mesmo a necessidade de crescer rapidamente,  fazem com que os empreendedores se preocupem apenas em vender, deixando em segundo plano o planejamento e a organização.  Essa falta de uma gestão coloca em risco a saúde da empresa e o sonho de expandir a marca pode ficar comprometido no meio do processo.

Para uma boa gestão a primeira coisa a ser feita é o registro de todos os dados da empresa ( contas a pagar, a receber, gastos fixos e variáveis, etc.).  Sem números não se faz gestão, por isso, o primeiro passo é sempre armazenar todas essas  informações para que elas não sejam perdidas em meio a “bagunça”.

O Segundo passo é  organizar os números e informações em relatórios, planilhas, controles, painéis de indicadores, gráficos, etc. Isso faz o gestor enxergar melhor que está ocorrendo, facilitando o processo.

O terceiro passo é mãos à obra!  Monte um plano de Ação, eleja responsáveis, defina metas e prazos,  para que cada um entregue sua tarefa feita no tempo previsto.

Tem como crescer de forma organizada desde o primeiro momento e  esta é sempre a melhor forma. Enganam-se aqueles que olham uma corporação gigante, com processos bem estruturados e dizem: “É fácil pra eles, há recursos. Eles têm uma pessoa responsável por fazer cada tarefa…” e acham que por isso, só conseguirão estruturar quando sua pequena empresa crescer.

O correto sempre é, desde pequeno, criar os métodos, os processos e cobrar para que todos os sigam. Quando se tem tudo organizado desde o início, fica mais fácil crescer. Além do mais, tentar organizar as coisas quando a empresa estiver grande, pode ser tarde demais (além de toda a perda que vai existir no meio do caminho).

Por uma questão ética não podemos citar um caso real, mas como citado no livro “Empreender Fazendo a Diferença” de Michael Gerber, um empresa, desde o início, deve pensar como se fosse uma grande rede de franquia. Assim tudo já nasce organizado e as chances de sucesso serão muito maiores.

Na prática, sabemos que o “Ordem e Progresso” acaba não ocorrendo. É primeiro Progresso e depois, se a empresa crescer, passar pelos desafios, segue-se pra Ordem. O problema é que infelizmente este pensamento e este processo com visão de curto prazo deixa várias empresas promissoras pelo caminho.

” Como sócio de uma consultoria, entendo que Ordem e Progresso devem andar concomitantemente. Conforme a empresa vai crescendo, vai se organizando as coisas”, afirma Galhardo.

Dica Extra: O conhecimento é a melhor ferramenta contra o fracasso. Busque auxílio na ABF- Associação Brasileitra de Franchising, consultorias especializadas, Sebrae, livros, cursos e artigos na internet.

 

Sobre Maurício Galhardo

MAURÍCIO GALHARDO
Sócio-Diretor Administrativo e Financeiro na Empresa Praxis Business
Engenheiro Mecânico / Pós-Graduado em Administração de Empresas – FAAP/SP e MBA em Business Management pela University of California San Diego. Especialista em Finanças, Governança Corporativa e Fusões & Aquisições já treinou mais de 12 mil pessoas no varejo e franchising. 15 anos de atuação com experiência como Executivo de Redes e Consultor em empresas e consultorias de grande porte. Coautor dos livros: Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso. Gestão do Ponto de Venda – Os Papéis do Franqueado de Sucesso. Autor do livro: Finanças Pessoais – Uma questão de qualidade de vida. Mestre do Meu Sucesso.com Colaborador dos Portais Exame PME e Financeiro Amigo Instrutor credenciado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising Mentor Endeavor

 

TENHO INTERESSE


deixe uma resposta