franqueado

5 dicas campeãs para o franqueado fugir do fracasso e impulsionar a sua unidade

A falta de conhecimento financeiro e administrativo são capazes de levar o franqueado ao fracasso. No Brasil, muitas franquias encerram as atividades em menos de dois anos.  

Apesar da segurança ser um dos itens que mais atraem investidores para o mercado de franquias, o risco de uma unidade franqueada “quebrar” existe, assim como em qualquer outro negócio.  Se não tomar cuidado, o sonho vira pesadelo, em um curto espaço de tempo. 

De acordo com Daniela Lopes, especialista em gestão de franquias, a falta de conhecimento prático das questões administrativas e financeiras é capaz de colocar o negócio rapidamente em um cenário de crise. “Quando não se calcula o que pode ser gasto e quanto precisa ser vendido para bancar as despesas, o capital de giro se esgota antes do previsto e a saúde da empresa fica abalada”, explica.

Precisa de ajuda? Com orientações da especialista, nós preparamos 5 dicas campeãs para auxiliar ao franqueado na gestão da unidade.

  1. Conte com o apoio da franqueadora: as unidades piloto, por exemplo, podem ser muito úteis aos novos franqueados. Elas proporcionam vivência prática de todas as necessidades do negócio.

  2. Conheça o plano de negócios: preparado justamente para orientar os investidores, ele conta com informações de extrema importância para o sucesso da franquia. Fique atento.

  3. Não misture as finanças: uma prática comum e fatal para o fracasso de novas empresas é misturar as contas da casa com as da empresa. O Capital de Giro existe para atender as necessidades da sua franquia e, quando utilizado indevidamente, pode causar sérios problemas

  4. Seja organizado: no departamento comercial ou administrativo, ter organização é essencial para ter a real dimensão das necessidades da empresa e manter o controle os gastos. Não descuide!

  5. Dedique-se em tempo integral: acompanhar a rotina da franquia, evita que problemas tomem proporções drásticas. Trabalhe ativamente no seu negócio.

  6. Dica extra: A Associação Brasileira de Franchising oferece palestras e cursos, em diversas áreas, para franqueadores e franqueados. Saiba mais em http://www.abf.com.br

 

TENHO INTERESSE


2 Comentários
  1. Responder Sergio Ap Alves Bento 21 de maio de 2016 de 14:13

    Muito bom Daniel….gostei das dicas, abraço

    • Responder Franquias Já! 25 de maio de 2016 de 10:32

      Olá! Obrigado pelo seu comentário. Esteja sempre conosco. Siga-nos também nas redes sociais: @franquiasja

deixe uma resposta